Encontro abordará fatores emocionais e qualidade de vida no trabalho

0
411

Nos dias 4 de outubro e 7 de novembro próximos, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) realizará dois encontros que abordarão o tema da regulação emocional e a qualidade de vida no trabalho. O workshop utilizará técnicas conhecidas como Mindfulness (conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro afetar, tornando a mente mais desperta e saudável). O objetivo do mindfulness é sair de um estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente dos sentimentos e sensações.

Inscrições

As inscrições vão até 1º de outubro (para a turma 3) e até 24 de outubro (para a turma 4). Os encontros, sob a responsabilidade do facilitador Tiago Tatton (psicólogo), são de um dia (das 8h30 às 12 e das 13h às 18h) e ocorrerão no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), na rua Coronel Fernando Machado, 832, centro, em Porto Alegre.

Situação preocupante

Em pesquisa realizada em 2017 pelo SIMPE-RS sobre “Fatores Psicossociais no Trabalho e Saúde em Trabalhadores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul”, em parceria com a UFRGS e UNISINOS, ficou evidente o alto grau de adoecimento da categoria em função do estresse, assédio moral e outros fatores psicológicos.

Os resultados obtidos indicaram a presença de importantes fatores críticos relacionados a gestão do trabalho, como rigidez das normas, autoritarismo, entre outros, que levam à desmotivação e a um forte sentimento de não pertencimento à instituição por parte dos servidores.

Também são preocupantes os índices relacionados à violência psicológica e ao assédio moral, associadas aos danos à saúde dos servidores. Ficou evidente a necessidade de intervenções voltadas para a problemática, a fim de promover a saúde da categoria.

O estudo foi entregue pelo SIMPE-RS à administração do MPRS, ainda no ano passado, com esclarecimentos pelas profissionais que realizaram o trabalho e com indicativos de sugestões de ações que possam prevenir, minimizar e/ou eliminar estas situações.

Agende-se e participe!

Assessoria de Comunicação

27/09/2019 13:39:36

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here