MPRS nega solicitação do Sindicato para liberação nos jogos da seleção feminina de futebol

0
191

O SIMPE-RS protocolou, dia 11 de junho, ofício junto à Administração do MPRS (PR.00033.00207/2019-0), solicitando liberação dos servidores durante os horários dos jogos da seleção feminina de futebol durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a exemplo do que é feito nos jogos da Copa do Mundo masculina. (Veja aqui).

Na quinta-feira (13), data do segundo jogo da seleção brasileira, desta vez  contra a Austrália, o Sindicato recebeu ofício da Administração indeferindo o pedido. No documento,  o MP diz reconhecer a relevância de políticas para promover a equidade de gênero, conforme defendido pelo Sindicato, e diz que até “reconhece a importância do evento em questão”. No entanto, argumenta em sua resposta, “necessário se faz tomar em consideração a magnitude, a tradição e o engajamento popular no evento, o que não se vislumbra na hipótese, não havendo causa suficiente que justifique a flexibilização do horário de expediente no âmbito deste Ministério Publico” E, a partir desta lógica, indeferiu o pedido do Sindicato.

Para a vice-presidente do SIMPER-RS, Sandra Zembrzuski, a atitude do MPRS está na contramão da necessidade de se criar espaços de valorização para as mulheres, quer no esporte ou em qualquer outra área. “Pensamentos como este tolhem o protagonismo das mulheres e limitam seus espaços de atuação, considerados sempre menores e menos importantes que o dos homens. Uma instituição como o MPRS deveria dar exemplo em ações que demonstrassem avanços em relação a questão de gênero e não ficar atrás de outros órgãos, como algumas prefeituras, como a de São Paulo, e instituições municipais, que liberaram os servidores para acompanhar os jogos da seleção feminina”.

Para a dirigente, tal indeferimento foi discriminatório, bastando ver a argumentação do porquê não foi deferido. “Nossa intenção é realmente prestigiar e relevar a participação feminina, da mesma forma como se faz com a copa masculina”, ponderou ela.

A Copa do Mundo de Futebol Feminino está na sua 8ª edição e este ano está sendo realizada na França entre os dias 7 de junho e 7 de julho. A seleção brasileira já teve dois jogos e o próximo será na terça-feira, dia 18 de junho. Se passar para as próximas fases, ocorrerão novos jogos dias 25 de junho, às 13 horas; nas quartas de final no dia 27 ou 28 de junho, às 16 horas; e, em eventual semifinal, no dia 02 ou 03 de julho, às 16 horas.

Esta Copa é a competição mais importante no futebol feminino internacional. Organizado pela Federação Internacional de Futebol, o órgão controlador do esporte, o torneio da Copa do Mundo foi realizado pela primeira vez em 1991. O Brasil já garantiu um terceiro lugar, em 1999, e foi vice-campeã em 2007.

Assessoria de Comunicação

13/06/2019 14:51:41

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here