Sindicalizações crescem, fortalecem o SIMPE-RS e reduzem valor das mensalidades

0
302

Com a marca de mais de 630 sócios, começa a valer a nova tabela de valores, que prevê redução da mensalidade à medida que aumenta o número de associados

O SIMPE-RS iniciou, em 2018, uma ampla campanha de sindicalizações com objetivo de conscientizar os servidores quanto a importância de uma representação forte e legitimada pela categoria. A sindicalização é a principal resposta a governos que, sucessivamente, tentam acabar com o livre direito de organização dos trabalhadores.

Objetivo é chegar a mil sindicalizados

Desde que iniciou a campanha, cujo objetivo é chegar a mil sindicalizados, houve um importante acréscimo no quadro de sócios do SIMPE-RS. Hoje já são mais de 630 servidores sindicalizados, em diferentes promotorias. Mas há ainda um importante potencial de sindicalizações, já que a categoria tem mais de dois mil servidores na ativa.

É fundamental que cada sindicalizado converse com o colega, fale sobre a importância da sindicalização e traga mais um para a luta. O Sindicato é a principal ferramenta de reivindicações de uma categoria. Ações coletivas, atendimento em situações jurídicas, enfrentamento ao assédio moral, luta por melhores condições de trabalho e de salários, a conquista do PCCS, tudo passa por um sindicato forte e atuante. E, para isso, são necessários recursos. Assim, a sindicalização, além de fortalecer a entidade, também é uma forma de sustentação financeira e aporte para as lutas da categoria.

Ação estadual e nacional

No caso do SIMPE-RS, esta questão se torna ainda mais importante, tendo em vista a sua atuação em nível estadual, o que exige constantes deslocamentos, viagens, pagamento de transporte e alimentação em atividades em Porto Alegre, o que precisa ser suportado pelo Sindicato através da participação da categoria.

Temos ainda as pautas nacionais, cujas lutas se dão em Brasília, como no CNMP e Congresso Nacional, ou em outros estados, o que também demanda despesas e onde o SIMPE-RS tem tido um destaque, como nas articulações para a criação da Fenamp, a Federação Nacional que hoje tem importante representatividade, com 23 estados filiados, e força nos espaços de debates de temas de interesse dos servidores dos Ministérios Públicos do país.

Promotorias 100% sindicalizadas

A campanha garantiu, por exemplo, que algumas promotorias tenham 100% de sindicalização. É o caso de Portão, São Sepé e Canela. A expectativa é de que muitas outras promotorias também consigam atingir esta marca, o que só será possível com uma grande mobilização de todos quanto a importância da sindicalização

Campanha continua

A campanha prevê benefícios financeiros e redução das mensalidades. No caso do benefício, cada colega ao indicar alguém que venha a se sindicalizar, ganha um desconto de R$ 50,00 na primeira mensalidade após a efetivação do novo sócio. Já a promotoria receberá R$ 50,00 por adesão de cada novo associado e poderá escolher a melhor forma de aplicar os recursos.

Por fim, há o programa de descontos gradativos nas mensalidades, proporcional ao número de sindicalizados, conforme tabela abaixo:

É preciso fortalecer os sindicatos

Os golpes contra o movimento sindical tem como principal meta acabar com qualquer resistência às políticas de destruição de direitos, desmonte do estado e ataques aos direitos sociais. E o setor público é um forte instrumento de resistência, especialmente pelas suas áreas de atuação, que envolvem, no geral, setores como saúde, segurança, educação, justiça, entre outros, todos fundamentais para a sociedade.

A reforma trabalhista e, mais recentemente, a Medida Provisória 873/2019, tentam, através do enfraquecimento financeiro das entidades, impedir qualquer forma de luta dos servidores em defesa dos seus direitos. Não por acaso, estas medidas foram tomadas frente a grandes reformas, como, em 2017, a reforma trabalhista e agora em 2019, a pretendida reforma da previdência.

Por isso, é tão importante se sindicalizar. Para dar uma resposta a estes governos, precisamos deixar claro que não vamos abrir mão de um dos mais importantes direitos conquistados pelos trabalhadores – e que no caso dos servidores foi ainda mais difícil, só tendo sido reconhecido com a Constituição Federal de 1988 – que é o de livre organização sindical. Sindicalize-se. Ajude a construir a luta e a fortalecer o seu Sindicato.

GALERIA DE FOTOS

Assessoria de Comunicação

10/05/2019 12:33:07

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here