SIMPE-RS realiza eleição paralela para escolha do PGJ. PARTICIPE!

0
585

Como já é praxe, o SIMPE-RS está organizando o processo eleitoral paralelo para que os servidores possam apontar o candidato de sua preferência para estar à frente do Ministério Público do RS nos próximos dois anos (gestão 2019/2021).

Concorrem nesta eleição:

Fabiano Dallazen

FABIANO DALLAZEN – Procurador-Geral de Justiça; Jacqueline Rosenfeld – Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Benhur Biancon Junior – Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Marcelo Lemos Dornelles – Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; e Sérgio Hiane Harris – Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica.

Márcio Schlee Gomes

MÁRCIO SCHLEE GOMES – Procurador-Geral de Justiça; Eva Margarida Brinques de Carvalho – Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Heriberto Ross Maciel  – Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Roberta Brenner de Moraes – Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; e José Eduardo Coelho Corsini – Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica.

A eleição paralela ocorrerá das 9h do dia 24 de abril até às 18h do dia 12 de maio, de forma eletrônica, através do endereço http://eleicoes.simpe-rs.com.br/, pelas urnas volantes que circularão pelos prédios da Instituição e por correio. O resultado será conhecido dia 13 de maio e o resultado será entregue ao Governador do Estado pela Direção Executiva do Sindicato, a partir do primeiro dia útil após a apuração.

Ação fundamental

Segundo o presidente do Sindicato, Jodar Pedroso, o objetivo da eleição paralela é proporcionar aos servidores que expressem sua vontade em relação a quem vai gerir o Ministério Público do Rio Grande do Sul por dois anos. “Esta é uma ação fundamental, tendo em vista que o gestor atua em relação a toda a instituição, e não apenas aos membros, embora sejam apenas estes que hoje, têm o direito de votar”, alerta ele.

Para o dirigente, esta é uma das principais razões da importância da participação dos servidores no processo. “Precisamos mostrar à administração que temos voz e o direito de nos manifestar em relação ao nome de quem estará à frente da instituição. Por isso, também já houve apresentação, ao governador, de resultados de eleições paralelas em outros pleitos e, em alguns momentos esta escolha teve um peso importante na definição do PGJ”, lembrou.

Mais democracia no MP

O diretor do sindicato Alberto Ledur, que também atua na FENAMP e ANSEMP, lembra que este anseio vai ao encontro da luta dos servidores em nível nacional, materializada na PEC do Voto (PEC 147/2015), que tramita no Congresso Nacional e que propõe a participação efetiva dos servidores no processo eleitoral dos ministérios públicos em todo o brasil.

“O objetivo da PEC é trazer ao debate a necessidade de abertura democrática do Ministério Público para a participação de seus servidores efetivos. O Ministério Público não é construído apenas pela atuação de seus membros, promotores e procuradores, mas também pelo esforço de milhares de servidores que cotidianamente atuam no atendimento, elaboração de intervenções, busca de informações e investigações, elaboração de laudos e pareceres, entre outras ações. E a participação neste processo é um dos mais importantes passos na democratização dos MP’s”, acrescenta ele.

Já a vice-presidente do Sindicato, Sandra Zembrzuski, destaca a necessidade de envolvimento da categoria na eleição paralela. Ela lembra que o Sindicato já está realizando e irá divulgar entrevistas com os candidatos para conhecer suas propostas em relação à categoria, está preparando material para divulgar o processo eleitoral nas promotorias e locais de trabalho (veja aqui) e irá disponibilizar sistemas de votação eletrônico, em urnas e pelo correio, de forma a que todos os cerca de 1700 servidores possam se manifestar. “Esta é nossa oportunidade de manifestar o que representa participar da eleição para o Procurador-Geral e não podemos abrir mão de deixar claro nossa posição”, acrescenta.

Confira abaixo:

REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARALELAS PARA PGJ – 2019 – SIMPE/RS 1

ROTEIROS DE URNAS VOLANTES DA ELEIÇÃO PARALELA PARA PGJ 2019

Assessoria de Comunicação

17/04/2019 22:51:10

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here